Robótica Educacional
Consiste em um objeto virtual ou concreto que pode ser montado e/ou programado para executar funções diversas, de modo a proporcionar, não apenas o aprendizado da programação, mas também de outras áreas do conhecimento.
Modelos de desenvolvimento
a) Robótica virtual: abrange o desenvolvimento de jogos, simulações (Tinkercad) e atividades gamificadas.
b) Robótica física: abrange kits como Lego, Modelix e plataformas como Arduino.
Robótica na escola
A robótica na escola pode ser utilizada com diferentes objetivos, sempre "conversando" com a proposta pedagógica da escola.
O desenvolvimento de projetos através da robótica permite:
- Criar nos estudantes o senso de trabalho em equipe;
- Trabalhamos o princípio básico de solução de problemas (análise de dados, processamento e resultados);
- Trabalhamos o procedimento de teste de hipóteses, uma das bases do método científico.
A Robótica pode ser conduzida de duas formas distintas na escola:
a) Robótica como fim: insere a tecnologia como uma ciência (componente) a ser ensinada para aprender robótica. Não há necessidade de contextualizar com as outras disciplinas do currículo.
b) Robótica como meio: proposta interdisciplinar. Consegue-se compreender conteúdos de matemática, ciências, geografia, história etc. A robótica para a ser uma ferramenta de ensino (recurso pedagógico).
Pilares da robótica
a) Mecânica;
b) Elétrica;
c) Computação.
Quatro passos para uma aula com robótica
a) Definir o tema a ser trabalhado;
b) Definir o material necessário;
c) Definir os objetivos (o que você quer que o aluno alcance);
d) Dividir e desenvolver as etapas da aula (documentação).