11 julho 2023

Robótica na Escola

Robótica Educacional

Consiste em um objeto virtual ou concreto que pode ser montado e/ou programado para executar funções diversas, de modo a proporcionar, não apenas o aprendizado da programação, mas também de outras áreas do conhecimento. 


Modelos de desenvolvimento

a) Robótica virtual: abrange o desenvolvimento de jogos, simulações (Tinkercad) e atividades gamificadas.

b) Robótica física: abrange kits como Lego, Modelix e plataformas como Arduino.

Robótica na escola

A robótica na escola pode ser utilizada com diferentes objetivos, sempre "conversando" com a proposta pedagógica da escola.

O desenvolvimento de projetos através da robótica permite:

- Criar nos estudantes o senso de trabalho em equipe;

- Trabalhamos o princípio básico de solução de problemas (análise de dados, processamento e resultados);

- Trabalhamos o procedimento de teste de hipóteses, uma das bases do método científico.

A Robótica pode ser conduzida de duas formas distintas na escola:

a) Robótica como fim: insere a tecnologia como uma ciência (componente) a ser ensinada para aprender robótica. Não há necessidade de contextualizar com as outras disciplinas do currículo.

b) Robótica como meio: proposta interdisciplinar. Consegue-se compreender conteúdos de matemática, ciências, geografia, história etc. A robótica para a ser uma ferramenta de ensino (recurso pedagógico).

Pilares da robótica

a) Mecânica;

b) Elétrica;

c) Computação.

Quatro passos para uma aula com robótica

a) Definir o tema a ser trabalhado;

b) Definir o material necessário;

c) Definir os objetivos (o que você quer que o aluno alcance);

d) Dividir e desenvolver as etapas da aula (documentação).