11 agosto 2023

Componentes eletrônicos - Básico

LED (Diodo Emissor de Luz): 

- A sigla LED é formada pela abreviação das palavras inglesas Light Emitting Diode,  cuja tradução é Diodo Emissor de Luz. 

- O LED é uma fonte de luz "fria" (não se aquece como uma pequena lâmpada  incandescente comum), baseado em princípios semicondutores.  

- Basicamente, o LED é um caminho de mão única para a corrente elétrica (ver figura  abaixo). Quando polarizado em sentido direto (a corrente "passa"), e submetido a uma  diferença de potencial (voltagem) compatível com as características do componente,  ele emite luz. Quando polarizado em sentido inverso a corrente "não passa", o  dispositivo não emite luz. 


- A luz emitida pelo LED pode ser de várias cores (vermelha, amarela, âmbar, verde  etc.) dependendo do material semicondutor empregado no componente e,  principalmente, dependendo da cor do seu encapsulamento de acrílico.  

- O encapsulamento do LED funciona, ao mesmo tempo, como: protetor "físico" para  o componente, difusor da luz emitida e determinador da cor da luz.  

- A figura abaixo mostra o encapsulamento mais comum nos LEDs (redondo):


- O LED é um componente incluído na categoria dos dispositivos opto eletrônicos, ou  seja: que aliam funções ópticas e eletrônicas, manifestando, simultaneamente,  fenômenos luminosos e elétricos e/ou sendo influenciados, no seu comportamento,  por esses dois tipos de fenômenos. 

- A maioria dos LEDs não é facilmente danificada, porém eles têm uma resistência  muito baixa. É fundamental que você utilize um resistor associado a um LED para  garantir que o componente não se danifique. Nas nossas montagens, sempre  utilizaremos um resistor de 220 ohms associado ao LED (independentemente da cor  escolhida para o LED).


- O “lado” onde o resistor será montado é indiferente. Você pode montar o resistor do  lado positivo do LED (anodo) ou do lado negativo (catodo) do LED. O efeito limitador  de corrente será o mesmo, pois os componentes estão montados em série.