25 agosto 2023

Leitura de corrente elétrica

O Tinkercad permite que façamos leituras de tensão, corrente e resistência elétrica. No exemplo a seguir, mostro como a medida é realizada e qual a precisão da leitura em função do uso de componentes reais.

Para a montagem teste, utilizaremos o circuito virtual abaixo:

E a leitura real faremos no circuito real abaixo:

Para realizarmos a leitura da corrente elétrica, devemos interromper o circuito. Vale lembrar que a leitura de corrente elétrica deve sempre ser feita em série com o circuito. Nas imagens a seguir, podemos acompanhar como o circuito será interrompido para realizamos a leitura desejada:

Para realizar a leitura da corrente, devemos selecionar o componente multímetro no Tinkercad. Para ter acesso ao componente é importante lembrar que na opção componentes devemos escolher "Todos". A ligação das pontas de prova do aparelho virtual pode ser feita sem critério. A única consideração a ser feita é a de que se a leitura for negativa, o posicionamento das ponteiras de prova está invertida. 
Realizando a inclusão do multímetro e selecionando o botão "Iniciar simulação", teremos:

Como podemos observar, a leitura da corrente elétrica no circuito é de 13,5 mA. 
Conectando agora as pontas de prova do multímetro real no circuito com componentes físicos, temos:

Observamos que a leitura da corrente elétrica nos mesmo pontos é de 13,58 mA. Observa-se portanto que a leitura real e virtual são muito próximas, o que valida, de forma bem simples, as leituras a serem realizadas pelo simulador.

Nas próximas montagens faremos novas leituras reais e virtuais para continuarmos o processo de checagem.

Abraços.